terça-feira, 9 de agosto de 2011

Leonilson

Outro destaque da primeira edição do DC é Leonilson (1957-1993), um ícone da arte brasileira dos anos 80, cujos trabalhos se caracterizam muito pelo tom confessional. A obra do artista nascido no Ceará ganhou uma bela mostra chamada "Sob o peso dos meus amores", que aconteceu entre 17 de março e 29 de maio no Itaú Cultural em São Paulo. Para a ocasião, foram selecionados 300 trabalhos que o público pôde conferir de perto.
Também os visitantes tiveram acesso a objetos pessoais de Leonilson como agendas, cadernos e brinquedos. Fonte: site do Projeto Leonilson
Exposição Leonilson - Pinturas e Desenhos - Rio de Janeiro, 1983

A obra de Leonilson é tida pela crítica especializada como universal e atemporal, pois aborda temas contemporâneos como, por exemplo, a solidão do homem moderno.

Leonilson: o solitário inconformado - montagem de 1997 - Americana-SP

A obra do artista cearense tem projeção internacional e abrange além de pinturas,desenhos, esculturas, gravuras...e os seus famosos bordados

Puros e Duros" (pure and hard), 1991
Bordado e Pedras Sobre Tecido
Crédito foto: Eduardo Brandão


Quer conhecer melhor a vida e obra de Leonilson?
Assista ao documentário Com o Oceano Inteiro Para Nadar, de Karen Harley. Quando assisti no final dos anos 90 fiquei impactado.

Foi uma grande iniciativa do Itaú Cultural resgatar a obra de Leonilson para as novas gerações, que podem agora conhecer um grande nome das artes brasileiras falecido precocemente aos 36 anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário